sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma ida à feira da Vandoma - ZX Spectrum 48k

Amanhã é sábado, logo uma boa oportunidade para ir até à feira da vandoma.
Eu, confesso que gostava de ir lá mais vezes do que aquelas que vou, mas a verdade é que fica um pouco "fora de mão". Mas passemos ao que interessa, quem me conhece sabe que o meu vício são os computadores e aqueles que mais me marcaram foram sem dúvida o Spectrum e o Amiga como já falei noutros posts, assim, quando posso vou até lá e vejo as velharias que lá andam.

Um desses sábados sábado fui lá com esperança de arranjar um ZX Spectrum 128k +2 para lhe retirar as teclas do deck de cassetes (as minhas partiram-se à muito). Está claro que como não podemos testar a máquina, convém sempre que o preço que se paga compense o risco, o que naquele sábado não aconteceu... Vi um 128k, mas pediram-me 70€ por ele... Segundo o vendedor estava totalmente funcional... mas sem eu poder ver aquilo a funcionar.... não! 70€ sem ter a certeza que funcionava e querendo eu apenas as teclas do deck... não... Continuei pela feira fora à procura do que queria... Um 128k + 2 para poder aproveitar as teclas mas nunca por mais de 20 / 30€...  infelizmente nada...

Quando já me vinha embora vi no chão um velho 48K... bastante "porco"... mas aparentemente só isso...
Um amigo meu que tinha ido comigo desafiou-me: "Não tens 128k mas tens ali um 48k, não tem deck, mas é um histórico!"...

Olhei novamente para o "bicho"... Estava muito, muito sujo... olhei para o vendedor e novamente para o "bicho"...  O vendedor toma a iniciativa "Quer esta consola? Quando a guardei ainda funcionava!"... Olhei novamente para o 48k... "consola"... pelo menos não tinha dito "quer esta calculadora" pensei eu... mas decidi-me... "Quanto quer por ele?"... Resposta pronta do vendedor "5€"!!!

Bem... não arranjei o 128k que queria para pôr o meu como novo... mas acabei por trazer aquele 48k por 5€ para casa... quando cheguei a casa, limpei o bicho (estava mesmo imundo) e resolvi liga-lo a ver se funcionava, e de facto... funcionava e ainda funciona!

Se não tiverem nada que fazer amanhã de manhã... se não chover, e se gostam de velharias (discos vinil, livros de banda desenhada, livros, computadores antigos, jogos etc, etc), dêem um salto à feira da Vandoma... Nunca se sabe se não aparece um bom negócio... e se por acaso virem um 128k + 2 barato e com as teclas do deck no sítio... Lembrem-se de mim ;)


3 comentários:

  1. Dei com este Blog hoje e achei interessante o titulo.
    Também sou do Porto e às tantas já nos cruzamos neste feira mítica dos sábados de manhã na cidade do Porto.

    Convido-te a espreitares a comunidade Amiga Portugal já que partilhas o mesmo interesse que eu, o Retro. http://amigaportugal.com

    Tem sido uma aventura regressar à minha adolescência com o Amiga Portugal.
    Espero que te divirtas como eu me divirto a recordar estas coisas

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que da última vez que fui à feira arranjei um 128k +2A por 6€ :P

    ResponderEliminar