quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dizzy - Era uma vez um ovo...

Dizzy foi sem dúvida o maior êxito em termos de jogos de plataformas no tempo dos 8 / 16 bits.
As aventuras de Dizzy tinham uma magia inexplicável. Aquilo que à primeira vista não fazia sentido e não parecia minimamente cativante ganhava um novo significado assim que começávamos a joga-lo.
Lembro-me bem do meu primeiro contacto com o Dizzy...
Naquele tempo era habitual a troca de jogos entre amigos (acho que ainda hoje o é...), tal como era normal irmos a casa uns dos outros jogar um bocado, conversar, ouvir música, etc... Numa tarde dessas, um amigo meu disse-me "Hoje vamos jogar o Dizzy... aquilo é fixe, é sobre um ovo que está perdido numa ilha e nós temos que ajuda-lo a sair de lá."
As palavras podem não ter sido exactamente estas... mas o sentido era este, e claro... não me seduziu minimamente. O simples facto de a personagem principal ser um ovo por si só já me levantava muitas dúvidas quanto à qualidade e à diversão que aquele jogo podesse proporcionar... mas pronto... lá fui, em último caso depois chateava-lhe a cabeça para meter outro jogo mais divertido ou para se fazer outra coisa qualquer.


A verdade é que após começar a jogar o Dizzy percebi o que o tornava num jogo tão especial, o porquê de ser "fixe". Primeiro, os gráficos... se na altura quase todos os jogos eram pouco mais que "borrões" no ecrã.... Dizzy era de facto... um Ovo, um Ovo simpático a passear num mundo colorido e bem definido, para a época, é claro. Depois vinha toda a mecânica do jogo... obrigava-nos a pensar para resolver os inúmeros puzzles e progredir no jogo. Dizzy não era um simples jogo de plataformas... era um misto de plataformas com aventura.
Para apanhar as moedas e outros artefactos que estavam no fundo do mar precisávamos de achar a máscara de mergulho... afinal os ovos não sabem nadar, muito menos mergulhar...
O meu cepticismo inicial tornou-se "paixão" assim que comecei a jogar o Dizzy, ao ponto de depois ter comprado vários dos outros Dizzy que sairam... quer para Spectrum, quer para Amiga.
Para recordar fica a capa (lá em cima) e uma imagem "in game" (versão ZX Spectrum) do primeiro Dizzy que joguei, que na realidade era o segundo da série, lançado em 1987 pela Codemasters: Dizzy - Tresaure Island ou se preferirem Dizzy II.

Sem comentários:

Enviar um comentário