quinta-feira, 2 de junho de 2011

BD Disney

Assim que aprendi a ler fiquei viciado em BD. Acho que o facto de na altura não haver TV Cabo nem canais de desenhos animados 24h / dia contribuiu para que os "quadradinhos" entrassem na nossa vida de rompante.
Nos dias de chuva em que não podia ir brincar lá para fora, na praia, antes de adormecer, não havia nada melhor que pegar numa revista de BD e ler ou reler aquelas histórias.
Quando comecei a lê-las eram quase todas em português do brasil, uma vez que só mais tarde, em meados dos anos 80 houve publicação de revistas Disney em Portugal, muito impulsionadas por um programa de televisão apresentado pelo Júlio Isidro que se chamava "Clube Amigos Disney". Está claro que eu fui sócio e aproveitei ao máximo as vantagens de o ser. No dia de aniversário eles enviavam sempre mais umas revistas de BD para engrossar a minha colecção.
Infelizmente, os quadradinhos Disney, deixaram de ser publicados em Portugal no ano de 2006, pelo que agora só dá mesmo para matar saudades com as revistas que ainda temos ou que encontramos em alguns alfarrabistas. A desculpa para o cancelamento de todas as edições da Disney foi a de sempre, o lucro não compensava... Não sei se não compensava... talvez já não desse tanto ou então não desse tanto como eles queriam. Não percebo é como é que se pode deter os direitos de publicação sem se publicar. Hoje em dia graças a isto não temos em Portugal nem revistas Disney Portuguesas... nem Brasileiras...
Deixo aqui a foto da revista que "emprestou" o fundo a este blog, uma das que mais li e mais gostei até hoje.
Aproveito também para convidar todos a visitar este blog que eu normalmente sigo e que se dedica apenas a quadradinhos antigos. http://revolucaodosquadrinhos.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Olá, sou a Formiguinha.:)

    Cheguei aqui atrvés da Guidinha.

    Parabéns pelo teu blog que vai certamente agradar a míudos e graúdos.

    Eu também li muita BD da Disney e passei esse gosto para o meu filho. Livros meus não tenho nenhuns porque tive uma mana mais nova que tinha gosto em rasgar ou riscar livros e já estás a ver.
    Já o meu filho tem alguns que também gostava muito de ler.

    Tenho pena que já não estejam à venda porque de facto eram livros muito divertidos e interessantes.

    Boa sorte e felicidades.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  2. Ainda tenho algumas revistas dessas que consegui salvar, bem velhinhas!
    E sinceramente, gostava mais da versão brasileira das revistas. E gosto imenso de as ler. Parecem-me sempre novas!

    ResponderEliminar
  3. Sim, a versão brasileira das revistas não tinha um português "tão formal" como as portuguesas, o que as tornava mais divertidas. Além disso, o facto de termos começado por ler as revistas em "brasileiro" fez-nos "estranhar" (a mim pelo menos acho que foi isso) quando começaram a ser publicadas cá. Infelizmente hoje, as brasileiras não chegam cá por causa dos direitos de publicação e quem tem os direitos para as publicar cá... não as publica.

    ResponderEliminar